AMAZÔNIA 2013

Abril de 2013.  Tenho dez dias de férias, de 18 a 27.  Viajar para onde? Adoro natureza e animais e sempre tive vontade de conhecer a Amazônia. Como brasileiro sempre senti como que um dever pisar naquela imensidão pelo menos uma vez na vida, mas acabava adiando esta viagem em favor de destinos no exterior, já que viajar pelo Brasil pode acabar custando tão caro quanto.  Desta vez, porém,  descobri em cima da hora que meu passaporte estava vencido e que minha carteira de identidade ainda era a original, antiga — impossível sair do país.  Então, Amazônia, aí vamos nós, praticamente sem nenhum planejamento.

Vamos eu e Constance. Descontando a ida e a volta, só temos 8 dias, então vamos espremer o máximo de cada um deles. Escolhemos uma pousada de selva na internet, a mais afastada de tudo e de todos, no coração da Amazônia, dentro de uma reserva natural:  uma estrutura flutuante ancorada no rio Solimões, onde a eletricidade (fraca) é produzida por painéis solares e não há sinal de telefone celular. Ela fica a uma hora de lancha de Tefé, que por sua vez fica a 500 km de Manaus. Ah, esta está ótima! Pousada Uacari, na reserva Mamirauá, onde há estações de pesquisa de primatas, do boto rosa, de onça e de tudo o mais que se possa imaginar. Fechamos o pacote de 4 noites. Foi caro, mas achamos que valeria a pena, afinal com tantos lugares para se conhecer é provável que nunca mais voltemos lá.

A floresta passa por 6 meses de chuvas e de outros 6 de estiagem. Como vamos na estação da cheia, todo o deslocamento na região será feito por água; praticamente não pisaremos em terra. Na bagagem, tênis leves e chinelos (em vez de botas de caminhada), repelente ( procuramos o mais poderoso), binóculos (me ajudaram muito) , nosso GPS para o carro alugado (as locadoras de lá não tinham para oferecer) e muita curiosidade.

1) MANAUS

2) PRESIDENTE FIGUEIREDO

3) NOVO AIRÃO

4) TEFÉ – CHEGADA

5) POUSADA UACARI #1

6) POUSADA UACARI #2

7) POUSADA UACARI #3

8) POUSADA UACARI #4

9) POUSADA UACARI #5

10) TEFÉ E MANAUS – ADEUS AMAZÔNIA

11) VIDEOS

Texto: meu

Fotos: minhas e da Constance (as melhores são dela)

(incluí até as fotos ruins para ajudar a ilustrar a estória).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s